Retomada das atividades!

Após 5 meses de portas fechadas funcionando exclusivamente com as aulas online, elaboramos um protocolo de funcionamento baseado no protocolo da Prefeitura de São Paulo de reabertura de aulas práticas e ensino informal publicado no dia 17 de julho e o enviamos, através do whatsapp e email, junto com uma pesquisa sobre o interesse na retomada da aulas presenciais.

A resposta que tivemos foi que, aproximadamente, metade d@s alun@s voltaria a frequentar as aulas presenciais e a outra metade não voltaria por não se sentir segura ainda.

Em função desses acontecimentos, vamos retomar com algumas aulas presenciais no dia 17 de agosto e, ao mesmo tempo, daremos continuidade às aulas online.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Num primeiro momento, vamos funcionar com horários reduzidos de 1 hora e 30 minutos cada aula:

– para minimizar o tempo de exposição d@s alun@s dentro da sala de aula;
– para minimizar a necessidade de utilização dos sanitários;
– para termos tempo de fazer a higienização adequada no espaço e equipamentos antes e depois das aulas;
– para podermos fazer a instalação e depois a retirada dos aparelhos aéreos que serão usados por cada alun@ sem serem compartilhados durante a aula;
– para podermos funcionar com o limite de 6 horas de aula diárias de acordo com o protocolo da prefeitura.

TURMAS DE CRIANÇAS DE 4 A 7 ANOS

Seguem abaixo as turmas dos cursos para crianças de 4 a 7 anos que serão retomadas nesse primeiro momento e os horários que irão acontecer:

– Brincadeiras Circenses | 4 a 7 anos | T1 – terças das 09:30 às 11:00
– Brincadeiras Circenses | 4 a 7 anos | T2 – terças das 14:30 às 16:00
– Brincadeiras Circenses | 4 a 7 anos | T3 – quartas das 09:30 às 11:00
– Brincadeiras Circenses | 4 a 7 anos | T4 – quartas das 14:30 às 16:00

TURMAS DE CRIANÇAS DE 6 A 9 ANOS

Seguem abaixo as turmas dos cursos para crianças de 6 a 9 anos que serão retomadas nesse primeiro momento e os horários que irão acontecer:

– Brincando de Circo | 6 a 9 anos | T1 – segundas das 09:30 às 11:00
– Brincando de Circo | 6 a 9 anos | T2 – segundas das 15:00 às 16:30
– Iniciação ao Circo | 6 a 9 anos | T1 – quintas das 09:30 às 11:00
– Iniciação ao Circo | 6 a 9 anos | T2 – sextas das 15:30 às 17:00

TURMAS DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES DE 8 A 12 ANOS

Seguem abaixo as turmas dos cursos para crianças e pré-adolescentes de 8 a 12 anos que serão retomadas nesse primeiro momento e os horários que irão acontecer:

– Artes Circenses | 8 a 12 anos | T1 – segundas e quartas das 09:45 às 11:15
– Artes Circenses | 8 a 12 anos | T2 – segundas e quartas das 16:15 às 17:45
– Aéreos | 8 a 12 anos | T1 – quartas das 16:40 às 18:10
– Aéreos e Acrobacias | 8 a 12 anos | T2 – sextas das 09:30 às 11:00

TURMAS DE PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES DE 10 A 16 ANOS

Seguem abaixo as turmas dos cursos para pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 16 anos que serão retomadas nesse primeiro momento e os horários que irão acontecer:

– Artes Circenses | 10 a 16 anos | T1 – segundas e quartas das 18:30 às 20:00
– Artes Circenses | 10 a 16 anos | T2 – terças e quintas das 16:15 às 17:45

TURMAS DE JOVENS E ADULT@S

Seguem abaixo as turmas dos cursos para jovens e adult@s que serão retomadas nesse primeiro momento e os horários que irão acontecer:

– Artes Circenses – terças e quintas das 18:30 às 20:00
– Aéreos | 1 x por semana – terças das 18:30 às 20:00

Em função da limitação do horário de funcionamento pelo protocolo da Prefeitura e do fato dos artistas orientadores que dão aulas nas turmas de aéreos não se sentirem ainda segur@s para esta retomada ,por motivos pessoais ou por estarem no grupo de risco, voltaremos neste momento com apenas duas turmas de jovens e adult@s.

ORGANIZAÇÃO D@S ALUN@S NAS TURMAS – MÁXIMO DE 6 ALUN@S

Vamos inicialmente entrar em contato com @s alun@s e responsáveis para saber quem irá, neste momento, retomar as atividades presenciais. Assim, podermos assegurar que o limite máximo de alun@s nas aulas presenciais não será excedido. Caso o número de alun@s interessad@s no retorno seja maior que o limite iremos abrir outros horários para acomodar a demanda.

ATENÇÃO: só será permitida a entrada de alun@s que confirmaram o retorno às aulas presenciais.

ENTRADA E SAÍDA D@S ALUN@S

É importante a pontualidade na chegada e saída d@s alun@s. Vamos alternar os horários de entrada e saída das turmas para evitar aglomeração nesses momentos.
Na entrada, @s alun@s irão direto para a sala de aula (dentro dos espaços delimitados).
Na saída, irão aguardar a chegada de responsáveis na sala por 10 minutos (dentro dos espaços delimitados).
Se for necessário um tempo maior de espera, os alun@s irão aguardar nas cadeiras do corredor de entrada que foram espaçadas com 1 metro e meio de distância uma da outra.

USO DE MÁSCARAS

É obrigatória a utilização de máscaras por colaboradores, artistas orientadores, alun@s e acompanhantes durante sua permanência no Galpão do Circo. Além disso, sugerimos que tragam uma máscara extra para o caso de necessidade.

CUIDADOS COM OS OBJETOS PESSOAIS

Acreditamos ser importante que cada alun@ traga uma sacola/mochila para guardar os sapatos e objetos pessoais durante a aula.

VERIFICAÇÃO DE TEMPERATURA

A medição da temperatura corporal de cada alun@, acompanhante ou colaborador será realizada no momento de acesso ao Galpão do Circo. Caso a temperatura aferida seja de 37,8OC ou mais, a entrada não será autorizada e vamos sugerir que @ alun@ se dirija para um atendimento médico.

HIGIENE DAS MÃOS E DOS PÉS

Instalamos tapetes sanitizantes para assepsia dos calçados e teremos álcool em gel e álcool 70% para higienização das mãos e objetos espalhados por todo o espaço.
Lave as mãos com água e sabão frequentemente, por pelo menos 20 segundos, e evite tocar a boca, o nariz e os olhos. Acreditamos ser essencial que os responsáveis orientem as crianças desses mesmos cuidados.

BEBEDOUROS

@s alun@s devem trazer suas próprias garrafas com água para as aulas. Os bebedouros estarão ativos mas não vamos disponibilizar copos descartáveis.

VESTIÁRIOS E BANHEIROS

Os vestiários permanecerão fechados. @s alun@s devem vir com o traje adequado para a atividade.
Os banheiros estarão disponíveis para a utilização e serão higienizados com maior frequência. Se for possível, evitem ao máximo a utilização deles, tentando fazer as necessidades antes de sair de casa.

DISTANCIAMENTO SOCIAL NOS ESPAÇOS DE AULA

As aulas vão acontecer, nesse primeiro momento, nos dois espaços de baixo que são bem amplos e arejados graças a algumas melhorias. Cada espaço comporta, no máximo, 6 alun@s (de acordo com o protocolo da prefeitura que limita em 35% da ocupação máxima ).
Os espaços de aula para a chegada, aquecimento, alongamento, preparo físico e acrobacia de solo estão delimitados por linhas amarelas e cada espaço está separado por corredores (com fitas vermelhas) de 1,5 m de largura. O espaço dos aéreos será delimitado pelo próprio colchão de proteção e estarão também afastados por, no mínimo, 1,5m de distância.

HIGIENIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

  • TRAPÉZIOS E LIRAS: As cordas e barras dos trapézios e as liras estão enroladas com fitas adesivas plásticas para possibilitar a higienização com álcool antes e após a sua utilização.
  • TECIDOS: O tecidos não serão compartilhados. A escola vai disponibilizar um tecido para uso exclusivo de cada aluno durante as aulas. Ele será guardado em embalagens plásticas e instalado antes da aula e retirado, embalado e guardado após a mesma.
  • CAMAS-ELÁSTICAS: As camas-elásticas ficarão temporariamente desativadas pela dificuldade em fazer a higienização do equipamento. Mudamos o local das camas-elásticas para o fundo da sala que chamamos de Teatrinho para melhorar a circulação de ar nos espaços.
  • APARELHOS E EQUILÍBRIOS: Os slacklines, arames, bolões e rola-rolas serão higienizados com álcool a cada utilização.

MODALIDADES, EXERCÍCIOS E ATIVIDADES QUE EXIGEM CONTATO FÍSICO

Não iremos fazer acrobalance e pirâmides nas aulas devido às normas de distanciamento. Tampouco iremos fazer atividades que necessitem contato físico entre professores e alun@s. As atividades serão adaptadas para garantir a segurança de tod@s.

CIRCULAÇÃO DE AR NOS AMBIENTES

Não utilizaremos os aparelhos de ar-condicionado nas aulas. As janelas das salas permanecerão abertas o tempo inteiro para termos uma boa circulação de ar. Instalaremos um ventilador no corredor de entrada para forçar a circulação de ar neste espaço.

PROTOCOLO INTERNO DA EQUIPE DE COLABORADORES E ARTISTAS ORIENTADORES QUE DÃO AS AULAS

Toda a equipe irá utilizar roupas exclusivas para estar dentro do espaço do Galpão do Circo, usarão máscaras e escudos protetores de rosto. Além disso será constante a higienização das mãos durante a estadia dentro da escola.

COLABORAÇÃO

Pedimos a tod@s que respeitem as normas de distanciamento social e as orientações descritas neste documento. Solicitamos a tod@s que permaneçam nas dependências do Galpão do Circo por tempo limitado, apenas o suficiente para realizar suas atividades.
Pediremos a colaboração de alun@s adolescentes, jovens e adult@s para a limpeza dos aparelhos aéreos (trapézio ou lira) e dos colchões que utilizar. Por favor, use o álcool disponível nas salas para a higienização deles.