O Galpão do Circo realiza e propõe 4 projetos socioculturais em suas dependências. Nesse ano de 2024 conta com o apoio do edital FUNARTE RETOMADA CIRCO 2023 na realização deles:
1) O Projeto Aprendiz de Circo que é um curso livre pré-profissionalizante GRATUITO para jovens de baixa renda com 1 ano de duração. Nessa iniciativa contamos, também, com o apoio da Octante Capital desde o início das atividades em 2009;
2) O Projeto de Ocupação Artística que oferece espaço GRATUITO para profissionais de circo ensaiarem e treinarem seus números e espetáculos;
3) O Projeto Cabaré Mensal onde vão acontecer 6 apresentações GRATUITAS para a comunidade sempre no último sábado dos meses de março, abril maio, agosto, setembro e outubro;
4) O Projeto Aulas de Circo para a Comunidade onde oferecemos aulas GRATUITAS de circo para crianças de 6 a 12 anos da comunidade da Vila Anglo Brasileira.
Essas iniciativas ocorrem integralmente dentro das dependências do Galpão do Circo.
Cada uma dessas iniciativas enfatiza públicos específicos, mas todas dialogam e interagem entre si – o espaço estabelece caminhos e os sujeitos culturais, pessoas que vivenciam as iniciativas, definem seus próprios percursos a partir das propostas apresentadas. Todas têm caráter de compartilhamento e multiplicação, dado o perfil educacional do Galpão do Circo.
O Projeto Aprendiz de Circo oferece um curso de aperfeiçoamento nas artes circenses gratuito com 1 ano de duração para jovens de baixa renda. Com caráter preparatório para a vida profissional circense, o conteúdo ensinado envolve técnicas aéreas, acrobáticas e manipulação além de preparação física circenses. As aulas, aliadas às apresentações que compõem o curso, demarcam a proposta de formação artística. A seleção ocorrerá por processo seletivo.
Esse curso pode ser considerado como uma etapa pré-profissionalizante do aluno preparando-o para a seleção de escolas profissionalizantes ou apenas como mais uma etapa na formação de artistas das outras artes cênicas que buscam aprofundar seu conhecimento. Aulas de Acrobacia, Aéreos, Manipulação, Dança e Pirâmides Humanas, além de ensaios para a montagem de apresentações ao longo do ano (Minicabaré) e no final do ano (Cabaré de Fim de Ano) além de estágios em atividades pedagógicas (Aulas-Festa) e artísticas atuando como equipe de apoio nas apresentações da escola.
Articulado a outras ações da escola, esta iniciativa também oferece aos jovens participantes estágios e incentiva a formação de coletivos circenses.
Segue uma pequena edição com imagens da apresentação de finalização de curso que foi em dezembro de 2023:
PROJETO AULAS DE CIRCO PARA A COMUNIDADE
O Projeto Aulas de Circo para a Comunidade oferece um curso de artes circenses gratuito com 1 ano de duração para crianças de 6 a 12 anos de famílias de baixa renda da comunidade da Vila Anglo Brasileira, local onde se encontra o Galpão do Circo.
Esse curso oferece um primeiro contato com o circo para as crianças: Tecido, trapézio, acrobacia de solo, pirâmides humanas, cama-elástica, mitrampolim e bolão de equilíbrio estão entre as modalidades que serão trabalhadas nas aulas. Esse curso, como todos os outros do Galpão do Circo, finaliza o semestre com uma apresentação para o público.
Este projeto está recebendo 28 alunos no ano de 2024 em aulas que acontecerão 1 vez por semana, aos sábados das 10:45 às 12:15 e das 12:30 às 14:00, com 30 horas de aula no semestre.
Segue abaixo uma pequena edição de imagens da apresentação de encerramento de ano que aconteceu em dezembro de 2023:
PROJETO OCUPAÇÃO ARTÍSTICA
Esta iniciativa integra um dos eixos de ação da escola, voltado à pesquisa artístico-cultural, e objetiva apoiar o percurso artístico de profissionais circenses através da oferta de espaço, dentro do Galpão do Circo, para treinos, ensaios, apresentações, entre outras atividades.
Ele tem, como beneficiários, tanto artistas circenses profissionais como o público em geral que, em função da parceria estabelecida entre estes artistas com o Galpão, ganha possibilidade de fruição e apreciação das artes circenses por meio de oficinas, ensaios abertos e apresentações oferecidas pelos artistas ocupantes.
Os coletivos circenses ganham especial atenção na iniciativa Ocupação Artística. No Brasil, e especialmente em São Paulo, os espaços para treinamento e ensaios são caros, por conta das exigências de infra-estrutura do circo (pé direito com altura, aparelhos, colchões e afins).
Muitas companhias têm desalugado galpões e espaços similares, por não conseguir dar conta do custo de locação. A ação de ocupação atenderia, portanto, a esta demanda objetivamente; para além do simples uso do espaço, porém, propõe-se às companhias uma relação de interação educacional com a escola – através da realização de contrapartidas via oficinas e apresentações.
Além, claro, da possibilidade natural de se estabelecer vínculos com estes grupos, fortalecendo, mesmo que a pequenos passos, a rede de artistas/coletivos circenses.
PROJETO CABARÉS MENSAIS
Esta iniciativa busca divulgar e valorizar artistas e companhias circenses, os alunos e professores do Galpão do Circo e oferecer ao público em geral apresentações de artes circenses, sempre no último sábado e domingo do mês, com entrada franca.
As apresentações circenses, através do Projeto Cabaré Mensal, têm caráter de formação/pedagógico, em nosso ponto de vista. Tanto na perspectiva do público, no sentido de aprender sobre o que são as artes circenses e seus modos de fruição, quanto para quem está no palco – como jovens artistas que começam um novo espetáculo e querem testar seus números; alunos-artistas que estão começando a vivenciar técnica e arte circense, ou profissionais que já trabalham em companhias, ou como arte-educadores. Os Cabarés Mensais, propondo diversas apresentações, oportuniza eventos que aliam experimentação de linguagem e respeito à tradição, aprendizado e celebração, pelo encontro entre circenses com diferentes experiências de vida e saberes.
Vão acontecer apresentações nos meses de março, abril, maio, agosto, setembro e outubro, sempre no último final de semana do mês.
Ele cria um espaço festivo de encontros e apresentações de artistas, de celebração coletiva, dentro das dependências da escola.
As apresentações previstas são as dos grupos/coletivos recebidos na ação Ocupação Artística, dos alunos e alunas do Projeto Aprendiz de Circo, onde também atuarão nestas apresentações, seja no palco ou em estágios nos bastidores, como equipe técnica de luz, som, contrarregras e produtores.
Alunos de outros cursos regulares do Galpão do Circo também se apresentarão nesta iniciativa, ao lado de seus professores e outros artistas convidados – atendendo às premissas pedagógicas da escola, que valoriza a troca entre alunos, professores e profissionais dentro da dinâmica de montagem/apresentação de espetáculos.
APOIO E REALIZAÇÃO GERAL:
APOIO PARA O PROJETO APRENDIZ DE CIRCO:
De segunda a quinta-feira, das 8:30 às 21:00
Veja também: